4- Vou me comprometer a servir água e alimento a ele?( ou alimentá-lo apenas quando me lembrar?)
5- Darei carinho apenas em momentos adequados e quando o meu cão estiver calmo e submisso?(ou abraçarei e beijarei quando ele estiver temeroso, agressivo ou sempre que eu quiser?)
6- Levarei ao veterinário regularmente, sempre que seja necessário lavá-lo, medicá-lo ou vaciná-lo?(ou só levarei ao veterinário quando estiver doente ou ferido?)
7- Vou providenciar para que o meu cão seja socializado e treinado adequadamente, de modo a não representar risco a outros animais e a outras pessoas?(ou vou torcer para que nada de ruim aconteça e mandar as pessoas saírem de perto?)
8- Limparei a sujeira que meu cão fizer sempre que eu passear com ele?(ou vou pensar que o cocô dele não é problema meu?)
9- Estou disposto a aprender sobre psicologia canina de modo geral e sobre as necessidades específicas da raça do meu cão?( ou vou tratá-lo como achar que devo?
10- Comprometo-me a separar uma quantia em dinheiro caso tenha que chamar um profissional para tratar um problema de comportamento do meu cão ou precise levá-lo ao veterinário com urgência? ( ou ele só vai ter o que eu puder dar no momento?)
Você passou? Se a resposta é sim, parabéns. Está pronto para ter um cão. Se a resposta é não, talvez queira repensar sua escolha.
Ensinando seu filhote o lugar certo para suas necessidades
1- Tenha sempre em mente que você terá um pouco de trabalho nas primeiras semanas. Não entre em desespero nem fale com imposição de voz com ele para que ele não venha a ter uma associação negativa com as funções fisiológicas.
2- De manhã leve ele a uma parte do jardim ou lugar que você quer que ele faça as necessidades, longe do local que ele se alimenta. Se preferir pode colocar um cercadinho numa área com jornal ou aqueles tapetes higiênicos. Deixe-o lá por alguns minutos toda vez que ele comer ou beber água. Vá diminuindo a área que está forrada até ele associar o lugar certo.
3- Faça isso muitas vezes ao dia, e sempre que ele fizer certo dê um petisco e faça um pouco de carinho.
|